15 de março de 2013

Prótons e Nêutrons

Como já vimos em uma postagem anterior, os átomos são compostos por prótons e nêutrons em seu núcleo, e por elétrons na eletrosfera. Sendo essa a composição dos átomos, surge uma pergunta: Qual é a composição dos prótons, dos elétrons e dos nêutrons? Bem, vamos por partes. Nesta postagem consideraremos um pouco a respeito dos prótons e dos nêutrons, que por sua vez tem algumas semelhanças, porém não são iguais.

O físico alemão Eugen Goldstein desenvolveu uma pesquisa por volta de 1886, quando criou um tubo e em suas experiências observou que, quando ocorriam descargas elétricas através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam alguns raios que apresentavam massa e cargas elétricas positivas. Assim, Goldstein deu a tais raios o nome de raios canais. Anos mais tarde, o inglês Ernest Rutherford verificou que os raios canais originários do hidrogênio possuíam a menor carga positiva conhecida até então. Assim, denominou essa unidade eletricamente carregada positivamente como próton.


O próton tem sua composição, que pode ser compreendida facilmente: dois Quarks U (Quark Up), e um Quark D (Quark Down). Sua massa é de 1,673 · 10−27kg ou 1.007276 u. Sua carga real é aproximadamente 1,6 · 10−19 colombs.
Próton (uud)





O nêutron, por sua vez, foi descoberto pelo físico inglês James Chadwick, que ganhou o prêmio Nobel de Física, em 1984 por sua descoberta. Esta é a outra partícula subatômica que compõem o núcleo do átomo. Assim como os prótons, os nêutrons são compostos por quarks. Neste caso, por dois Quarks D e um Quark U. Sua massa 1,675x10−27 kg ou 1,008708666... u e sua carga é de 0,4 ± 1,1) x 10−2 .











Mas o que são Quarks? O que significa a re carga positiva, negativa ou neutra? E os elétrons? Essas e outras perguntas serão respondidas em outras postagens, onde serão melhor abordadas matérias a respeito de cada um destes assuntos.

Nenhum comentário:

                                                                                                                                                                                                                                         


Introdução à Física
Está pode ser uma duvida sua no momento, mas no fim deste artigo você saberá o que é a física, de forma que não se esquecerá mais. A palavra física vem do grego (Φυσική) physika, que significa ciência das coisas naturais, ou seja, a física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos.

Leia o artigo completo...

A Composição dos Átomos
O átomo que significa "sem divisão" é a menor de todas as partículas que compõem elementos químicos. Foi descoberta de certa forma por Demócrito, um atomista e aluno de Leucipo. 

Leia o artigo completo...




                                                                                                                                                                                                                                         


Teste de Q.I. de Einstein
Você já deve ter ouvido falar à respeito de testes de Q.I., mas talvez não tenha executado nenhum até hoje por falta de oportunidade. Aqui está sua chance! Este é o teste de Q.I. de Einstein. Um teste onde é necessária uma perfeita organização sequencial para resolver o problema.

Leia o artigo completo...
Grandes Mentes